Nessa semana iremos relembrar o alfabeto.
Letras são os sinais gráficos que usamos para representar os sons da fala, ou seja, os fonemas. As letras formam o alfabeto, que é o conjunto ordenado de todos os sinais gráficos de uma língua.
O alfabeto português brasileiro é o conjunto de 26 letras que usamos para escrever e representar os sons da nossa língua. Ele é baseado no alfabeto latino ou romano, que é o mais usado no mundo. As letras do alfabeto são:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z - Maiúsculas
a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z - Minuscúlas
As letras podem ser divididas em vogais e consoantes. As vogais são as letras que representam os sons mais básicos da fala, como a, e, i, o, u. As consoantes são as letras que representam os sons que se formam com a obstrução ou modificação do ar que sai da boca, como b, c, d, f, g, etc.
Algumas letras do alfabeto têm características especiais, como o k, o w e o y, que foram incorporados oficialmente ao alfabeto em 2009, com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Essas letras são usadas principalmente para escrever nomes próprios de origem estrangeira ou abreviações internacionais, como Kuwait, kantismo, km, etc.
Outra letra que merece atenção é o ç, que não é uma letra, mas sim a junção de um sinal chamado cedilha com a letra c. O ç representa o som de /s/ antes das letras a, o, u, como em criança, caroço, açúcar.
Além disso, existem os dígrafos, que são dois sinais gráficos (duas letras) que representam um único fonema/som, como CH, NH, RR, SC e outros.
Espero ter esclarecido sua dúvida. Você gosta de estudar a língua portuguesa? Eu acho fascinante como as letras podem formar palavras e transmitir significados.

